6/c/1/6b9e7b5c5d618ec511335e224ceb1.png

Iniciar negócios no exterior por si só é um grande desafio. Além disso, há muitas outras questões importantes, como tornar o negócio sustentável, lucrativo e em crescimento.

O que muita gente não presta atenção é que não basta ter um bom serviço ou produto. Os negócios no exterior dependem de um bom planejamento, conhecimento do mercado e até da cultura local.

Para ter sucesso no exterior, naturalmente, sua empresa precisa enxergar as necessidades daquele local e se adaptar a todas elas, desde as mais simples, até o que envolve a operação do seu serviço ou produto.

Sobre o fator cultural, imagine como Índia e Espanha, por exemplo, têm hábitos totalmente diferentes. Quando me refiro a hábitos, falo sobre:

  • Costumes;
  • Comunicação;
  • Hábitos de consumo;
  • Legislação.

Todos esses pontos listados podem impactar uma negociação, principalmente de forma negativa, quando você não conhece a fundo o cliente naquele local.

Quando se trata de cobrança, por exemplo, esses fatores se tornam ainda mais agravantes. Afinal, qualquer empresa depende do recebimento de pagamentos para se manter e, assim como no Brasil, em outros países também é preciso garantir que isso aconteça.

Mas como podemos garantir que esse esforço de coleta gere resultados positivos também em outros países? Simples, conhecer a cultura local e, de preferência, ter parceiros in loco.

A comunicação no exterior como fazemos aqui no Brasil pode soar diferente e atrapalhar muitas negociações. Por isso, em algumas situações, a melhor alternativa é entregar esse trabalho a alguém que possa orientá-lo e colher os frutos.

Idioma, horário, forma de falar, abordagem e questões legais de outros países parecem simples quando vistas de fora, mas se não forem bem trabalhadas, podem tirar a capacidade do seu negócio de crescer no exterior.

 

Jefferson Frauches Viana - CEO da Way Back e shareholder do TCM Group 

Contate-Nos

Insira seus dados e retornaremos em breve.