4/b/c/193bcbccda5b876a01d6f3f9b20e8.png

O processo de cobrança internacional de dívidas incorpora de forma profunda e segura o tema "União e Unidade";- Unitas et Unitatis.
Cobrar dívidas pendentes em outros países está longe de ser uma tarefa que consideramos fácil. Pesquisar e passar por tantas peculiaridades é desafiador e exige do contratado o máximo de dedicação e conhecimento para que o sucesso seja alcançado.
Existem muitas empresas de cobrança de dívidas em todo o mundo com diferentes níveis de conhecimento e tamanho. Portanto, é importante não escolher um parceiro local, mas um parceiro local que tenha presença global que trabalhe aplicando o conceito fundamental "unitas et unitatis".
Escolher um parceiro que tenha as ferramentas, equipe profissional e expertise em outros países é uma decisão que certamente fará a diferença entre cobrar a dívida ou transformar essa dívida pendente em um problema muito maior.
Quando iniciamos o processo de cobrança de uma dívida num país diferente para um cliente o desafio torna-se uma realidade pois o processo exige conhecimento do setor, avaliação das características do título e, sobretudo, o peso que este título tem no devedor país. Além desses fatores básicos, temos o idioma local, que é fundamental para uma negociação eficaz. É importante lembrar que colocar seu processo nas mãos de um profissional com pleno conhecimento das leis do país do devedor é primordial, pois reforça as chances de cobrança e o grau de segurança na transação. Outras variáveis ??– fundamentais para a cobrança bem-sucedida da dívida internacional pendente – incluem fusos horários e questões culturais.
Levando em consideração as características descritas acima, os credores buscam cada vez mais empresas especializadas na cobrança de dívidas internacionais. Fazer a gestão completa do mesmo no país do credor é o que de fato dá a segurança e a credibilidade necessária para a cobrança bem sucedida em todo o seu ciclo. Gerir a língua, as leis, os hábitos, os fusos horários e os relatórios na hora de tomar decisões é algo alcançável apenas através do conceito unitas et unitatis. Para explicar melhor essa questão, eu diria que a união entre os países e acionistas com perfis e interesses compatíveis e a unidade na ação de cobrança individual em cada país é a fórmula para apoiar milhares de credores em todos os segmentos que exigem esses serviços para que eles possam recolher o seu dinheiro.
Essa demanda cresce no ritmo do crescimento dos negócios globais, pois a quantidade de dívidas internacionais é proporcional aos negócios realizados entre diferentes empresas em diferentes países. É importante ressaltar que credores com estrutura menor enfrentam problemas maiores. A existência deste trabalho é pouco divulgada em todo o mundo, nomeadamente quando o modelo de negócio aplicado na comercialização deste tipo de serviço é do tipo "no win, no fee".
Um grande benefício advindo da utilização de uma rede especializada com foco no assunto é o conceito operacional direcionado a unitas et unitatis, unificando os saberes e regras e a unidade na vanguarda, perante o devedor. As diferenças nas abordagens legais representam uma oportunidade para cobrar a dívida; porém, se realizada de forma equivocada e sem o devido conhecimento, pode ensejar ações judiciais exigindo indenizações vultosas e sem precedentes. Deter o conhecimento do mundo e detalhes para cobrança de débitos em diferentes países é algo sério e com riscos consideráveis ??quando realizado de forma incorreta.
A gestão e acompanhamento por parte do credor é outro fator crucial a ser levado em consideração, pois os prazos para ações coordenadas e sequenciais também são determinantes para o sucesso ou não de uma operação. Além da gestão e acompanhamento, a troca de informações entre o credor e o mercado comercial local é importante para um melhor aproveitamento das oportunidades de negociação das dívidas.
Enfrentar um mundo cada vez mais dinâmico, cria inúmeros desafios para as empresas, fazendo com que este assunto se torne cada vez mais importante no cenário internacional. Assim, concluo aconselhando as empresas e empresários que necessitem destes serviços a procurarem parceiros com abrangência global, larga experiência em cobrança de dívidas internacionais e que apliquem o modelo de negócio "no win no fee". Afinal, se negócios e dinheiro não têm fronteiras, seu parceiro também deve cobrar suas dívidas.
  

          “Cobrar dívidas é o mesmo, em essência, em todas as partes do mundo…”

Dinheiro sem fronteiras

Falar sobre cobrança internacional é um tema bastante complexo, pois existe o medo natural e compreensível que as empresas exportadoras têm ao expandir seus mercados, políticas de crédito e oportunidades no exterior. E para diminuir os riscos do negócio, muitas vezes reduzem suas oportunidades de crescimento internacional.
A maioria das empresas exportadoras adota políticas de “pague agora, receba depois”, além de cartas de crédito e outras garantias para reduzir os riscos. Poucos - e isso se limita às grandes empresas e multinacionais - têm meios para investir em seguro de crédito internacional e são conhecedores de papéis de investimento, por segurança. À semelhança do que ocorre no Brasil, em alguns outros países, a falta de investimentos políticos em desoneração tributária, infraestrutura e inovação também é um forte agravante para a retração.
Quem tem mais incentivos e uma dose maior de ousadia e coragem empreendedora sai na frente da concorrência, deixando para trás o medo que muitas vezes vem da falta de conhecimento. O que temos hoje em nosso país que pode nos ajudar a lidar com nossos parceiros internacionais em momentos críticos de possível quebra de contratos e falta de pagamento? Quais são minhas opções como empresa exportadora?
Sabemos que existem algumas barreiras a serem superadas que podem tornar o processo ainda mais caro e arriscado, seja legal, geográfico, cultural, financeiro ou político em cada país. Muitos escritórios de advocacia prestam serviços internacionais, mas não basta ser bilíngue e adotar práticas comuns para contatar o devedor. É necessário ter conhecimento das melhores práticas locais para obter os resultados pretendidos, sobretudo no contacto com as pessoas com quem lidamos, cada vez mais exigentes e conscientes dos seus direitos em todas as partes do mundo - a parte inadimplente.


Então, como aumentar as exportações com mais segurança?

 

Pensando nisso, há mais de 3 décadas foi fundado o Grupo TCM, que hoje é respeitado e identificado como um dos maiores grupos de negócios de Crédito & Cobrança em todo o mundo, ajudando empresas e exportadores em 6 continentes, a arrecadar em mais de 150 países, quebrando as barreiras para garantir que o dinheiro não tenha fronteiras. No Brasil, o Grupo TCM é representado pela Way Back há mais de 20 anos, como seu único e exclusivo acionista, que recebe solicitações de cobrança de dívidas pendentes de todo o mundo e localmente. A Way Back também envia solicitações de clientes brasileiros que possuem dívidas internacionais em aberto para seus parceiros do Grupo TCM no país de origem dos devedores. Você sabia disso?

E o melhor, além do máximo profissionalismo e agilidade no processo, é que o cliente só paga nossas taxas em caso de sucesso, ou seja, dinheiro na conta bancária do cliente, que é a premissa básica do compromisso adotado pelo Grupo ao longo do mundo.
Ou seja, a metodologia de cobrança adotada pelo Grupo TCM significa assumir o risco junto com o cliente, pois temos certeza de uma vitória nos quatro cantos do mundo, e nossas operações são seguradas pelo Fundo Garantidor TCM mundial, que significa ainda mais segurança e tranquilidade para nossos clientes de exportação.
Se o dinheiro não tem fronteiras, a Way Back Brasil - Grupo TCM também não.

 

3 dicas simples, mas essenciais para ter um bom fluxo de caixa

As dicas que compartilho neste artigo podem parecer simples no início mas, acredite, são extremamente importantes para mitigar os riscos do seu fluxo de caixa e contas a receber.
O bom crédito necessita de alta qualidade e informações atualizadas constantemente, devido à sua natureza mutável. Alguns pontos-chave são cruciais para manter um fluxo de caixa sólido, e aqui estão os 3 pontos principais que considero essenciais. Devemos?
 
Dica 1 - Base de dados
É imprescindível que você tenha o apoio de sua área comercial, pois o bureau sozinho não pode fazer mágica. Precisamos de informações provenientes de várias fontes. Portanto, transforme seu departamento de vendas em um ativo no processo. Estabeleça uma política de verdadeira parceria com seu departamento comercial e peça suporte com informações sobre cada cliente, como dados de campo, sobre o mercado, sobre os concorrentes e vizinhos, sobre a região, sobre os fatores sazonais. Não há dúvida de que isso o ajudará a melhorar a qualidade de sua base de dados.
 
Dica 2 - Clientes de alto impacto
Mantenha seus clientes sempre por perto, principalmente quando falamos daqueles de alto valor para suas contas a receber, para que possam ser monitorados periodicamente e não serem pegos de surpresa, pois sabemos que golpes pesados ??não são desferidos da noite para o dia. Atualize as informações trimestralmente, ou pelo menos uma vez a cada semestre, sobre o patrimônio e patrimônio de seus clientes, empresas e acionistas. Sempre avalie o nível de comprometimento e garantias de seus clientes de alto impacto, o que pode ser de grande ajuda para você saber se deve ligar o sinal de alerta.
 
Dica 3 - A Experiência do Cliente
Mostre aos seus clientes a importância do crédito para a empresa e seu dia a dia. É preciso educá-los e orientá-los para que entendam que são sempre os melhores beneficiários. Mas como fazer isso sem prejudicar esse relacionamento? Existem várias formas de se fazer lembrar por meio de medidas preventivas, que melhoram muito o relacionamento com seus clientes, antes mesmo do vencimento. Nossa experiência nos mostra que mais de 35% dos executivos do setor de crédito e cobrança utilizam essas ações de forma ativa (interna ou terceirizada), o que leva a um crescimento exponencial do relacionamento comercial e ao fortalecimento de sua confiança devido para uma excelente experiência.
Não parece simples? A verdade é que se você não estiver preocupado com essas ações, a concorrência estará, e para ter seu fluxo de caixa conforme planejado, é sempre importante manter seu cliente perto de você.
Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio.

Para saber mais, acesse www.tcmgroup.com
 
Jefferson Frauches Viana - CEO da Way Back e shareholder do TCM Group

Contate-Nos

Insira seus dados e retornaremos em breve.